Estudo mede impacto da publicidade na economia brasileira

30/11/2016 09:31:50


Cada R$ 1 gasto em publicidade gera, em média R$ 10,69 para o conjunto da economia. Esse é o resultado de um estudo desenvolvido pela Deloitte que a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) divulga esta semana no país. Segundo cálculos da consultoria, cada variação de 1% no investimento publicitário leva a uma variação de 0,07% no Produto Interno Bruto (PIB) per capita no mesmo ano.

A publicidade é muito maior do que a gente achava que era”, diz Armando Strozenberg, que assumiu no mês passado a presidência da Abap.  Considerando que os anunciantes investem ao ano cerca de R$ 33,5 bilhões em propaganda, o impacto no PIB é de R$ 358 bilhões.

Para chegar a esse cálculo, a unidade brasileira da Deiloitte tomou como base um modelo econométrico desenvolvido pela consultoria no Reino Unido em 2012, para a Advertising Association. Como medida do mercado publicitário brasileiro, foi considerado o último levantamento do Projeto Intermeios, gerido pelo grupo Meio & Mensagem, que é referente a 2014 e aponta R$ 33,5 bilhões. O levantamento do Projeto Intermeios foi interrompido no ano passado, mas é considerado o mais preciso do setor, porque leva em conta os descontos oferecidos pelos veículos de mídia na contratação dos anúncios — uma prática comum no mercado.

Segundo Strozenberg, o dado de 2014 permanece atual. “O investimento não mudou quase nada de 2014 para 2015”, afirma, referindo-se à variação nominal. Neste ano, segundo ele, o setor se mantém praticamente estável, com crescimento de 0,9% no montante investido pelos anunciantes de janeiro a junho, na comparação com igual período do ano passado.

O presidente da Abap prevê o início de uma retomada mais significativa dos investimentos em publicidade a partir do ano que vem. “Estou sentindo alguns ventos agradáveis vindo dos clientes”, diz.

Strozenberg fica na presidência da Abap até o segundo trimestre do ano que vem, quando ocorre nova eleição na associação. Ele assumiu o comando no mês passado após o presidente reeleito para o biênio 2015-2017, Orlando Marques, deixar a entidade. Marques foi contratado como consultor pela empresa de pesquisas Kantar IBOPE Media.


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Fonte: Valor

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