Marketing Digital x Vendas – Conteúdo inédito!

19/07/2017 09:27:07


O ambiente digital, quando bem explorado, pode ser um grande aliado para as micro e pequenas empresas. Contudo, para ser possível extrair bons resultados, é preciso entender alguns conceitos básicos sobre o marketing, como investir no marketing digital e entender a diferença entre marketing e venda.

Marketing não é sinônimo de venda

Muitas pessoas pensam que marketing é puramente “venda”, mas, na realidade, não é. Muito menos o marketing digital significa vender pela Internet. Marketing e vendas são coisas bem diferentes, apesar de complementares.

Venda, de uma forma bem objetiva, é a transferência da posse ou do direito sobre alguma coisa mediante pagamento. Simples assim! E para vender bem, toda empresa precisa ter o controle do seu processo de vendas, ou sejam, não pode deixa-lo nas mãos dos seus clientes.

Entenda porquê:

Se você fosse o único no seu mercado a vender um determinado produto, talvez você não tivesse que se preocupar com marketing. Seu cliente iria até você sem nenhum esforço seu, pois ele precisa consumir aquele produto e você é o único fornecedor. Porém, essa não é a realidade de quase a totalidade das empresas no Brasil e no mundo. Você precisa entender o que seus concorrentes estão fazendo, como seu consumidor está se relacionando com as marcas e entender o comportamento do seu público-alvo e mercado. Além disso, claro, você precisa ter uma boa estratégia de vendas, um bom vendedor e um bom produto.

Enfim, marketing não é venda, marketing é processo, envolve planejamento, pesquisa e construção de estratégia.

Definição de Marketing, segundo Kotler: “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro, Philip Kotler – Autor, professor e consultor de marketing”.

O marketing digital vai além do conceito de marketing. E mais! Não basta estar na Internet. Não pense que criando um site na Internet, mesmo com um excelente produto e uma boa equipe de vendas, você alcançar seu público-alvo e aumentar suas vendas. Ledo engano. É preciso entender bem como funciona este universo digital chamado internet e também o comportamento do consumidor no ambiente digital. Ou seja, o marketing digital é muito mais que apenas estar na Internet. O ambiente digital exige inteligência de marketing das empresas, planejamento de marketing digital, construção de estratégias de relacionamento com o seu e-consumidor e um plano de ações segmentadas que busquem atingir o perfil certo de público e nicho de mercado.

Veja a seguir o que envolve o marketing digital e como investir!

Marketing Digital x Marketing Convencional

Para Kotler, o marketing digital e o marketing convencional devem andar juntos. O professor afirma que não adianta apenas operar os canais digitais, é preciso usá-los com sabedoria, seguindo três conceitos básicos do Marketing:

Foco no consumidor;
Criar, comunicar e agregar valor a uma marca ou empresa;
Ter o cliente satisfeito, visando sua indicação.

Ou seja, o foco das ações de marketing digital das empresas deve seguir esses três pilares e as empresas precisam estar focadas no aprimoramento desses conceitos, se pretenderem aumentar suas vendas através do marketing digital, uma vez que o consumidor mudou seu comportamento frente às marcas, com a chegada da Internet. As ações de comunicação, vendas e marketing digital precisam estar bem amarradas, em busca da satisfação total do seu cliente, e não só em vendas.

Marketing Digital e Vendas; saiba como atrair seu público-alvo.

De nada adiantaria investir em campanhas de anúncios na Internet, aleatoriamente, se você não souber onde está seu público-alvo e o que fazer para atraí-lo. Ou seja, existe um caminho a seguir para extrair bons resultados com o marketing digital.

Primeiro passo: Mapeie a presença do seu público-alvo na Internet. Este é o primeiro passo para atração de um tráfego de qualidade e construção de sua audiência na Internet. Ou seja, localize primeiro seu público-alvo antes de começar suas ações de marketing digital.

Segundo passo: Passe a monitorar seu púbico na Internet, enfim, observe o comportamento do seu público-alvo nas redes sociais e em outros tantos canais digitais, além do seu site e demais pontos de contato, para de fato entender seu comportamento. Identifique suas necessidades, anseios e aflições. Construa um painel de personas que represente bem o perfil de comportamento do seu público. Monte um plano de ações em cima das personas. Fazendo este diagnóstico e plano de ações, você poderá oferecer soluções reais para o seu consumidor.

Talvez você esteja se perguntando? Como isso funciona na prática? Como irei entregar soluções para meu cliente, além da minha oferta, enfim, do meu produto ou serviço?

Resposta: Através do fornecimento de conteúdo.

Entenda; A internet é uma via de mão dupla. Não pense que só você deverá receber benefícios e atingir resultados quando estiver investindo no marketing digital. O consumidor também está ali para isso, em busca de soluções corriqueiras que tragam resultado para o seu dia a dia e até mesmo para problemas mais complexos, por vezes sem a necessidade de fazer uma compra.

Aí está o pulo do gato! Você não pode pensar somente em vender, vender, vender e vender. Pare de pensar somente em você. Veja bem! Pense que você pode aumentar suas vendas, simplesmente oferecendo informação útil para seu público-alvo. Já parou para pensar nisso? Não? Parece loucura, mas é só você pensar que as pessoas, consciente ou inconscientemente, tendem a comprar mais de pessoas em quem elas confiam, com quem elas já se relacionaram ou se relacionam, e não de estranhos, não é verdade? Portanto, se seu consumidor nem ao menos conhece sua marca, chegou a hora de se apresentar e começar um relacionamento sincero e autêntico com seu público-alvo.

Por isso, recomendamos que sua marca esteja com uma presença consistente nas redes sociais, ambiente onde 9 em cada 10 internautas estão presentes. Em blogs, no Google, enfim, presente também em outros tantos canais digitais existentes na internet, de acordo com o perfil de mercado onde sua marca irá atuar. Assim, você conseguirá se relacionar bem com seu mercado e conquistará a confiança do seu público-alvo, atingindo, assim, autoridade no seu mercado de atuação. Nada melhor do que oferecer algo em troca da confiança do seu consumidor, não é verdade? De forma autêntica e verdadeira, ou seja, oferecendo um conteúdo realmente relevante com foco em resultados.

Lembrando que as pessoas, hoje em dia, estão em busca de solução, de resultado, e não de um produto ou serviço. Ou seja, além da conquista da confiança, você mostrará que conhece e domina bem o seu mercado, que é uma boa opção de compra, pois você oferece solução e não produto, conquistando autoridade no mercado-alvo, como falado acima.

Ou seja, sem dúvida nenhuma, iniciando um relacionamento verdadeiro com seu público-alvo, a confiança virá, e, consequentemente, suas vendas irão aumentar, de forma espontânea e gradativa.

A jornada do e-consumidor:

Só para se ter uma ideia da imensidão da Internet e do potencial do marketing digital, para o aumento de vendas da sua marca, seguem alguns dados (impressionantes) sobre a jornada de compra do e-consumidor:

  • O brasileiro já passa mais tempo na internet do que vendo televisão. São, em média, 4 horas e 59 minutos conectados à internet contra 4 horas e 31 minutos assistindo à TV. Os dados são da Pesquisa Brasileira de Mídia, estudo realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. (Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios – Por Adriano Lira)
  • 61% dos brasileiros acessam um motor de busca, o Google, principalmente, antes de efetuar uma compra, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência
  • Em pesquisa recente realizada no Brasil, pela Opinion Box, 97% dos entrevistados (brasileiros) utilizam o Google antes de efetuar uma compra online
  • 7 em cada 10 jovens acessam a Internet pelo celular, segundo pesquisa Juventude Conectada, idealizada e coordenada pela Fundação Telefônica Vivo realizada em parceria com o IBOPE Inteligência…
  • … E destes, cada jovem possui em média perfil em 7 redes sociais. As mais populares são; Facebook, Youtube, Instagram e em alguns casos esse acesso já se tornou um vício, com 89% destes internautas estando continuamente conectados ao Facebook, 87% ao Whatsapp, 80% aos e-mails e 63% ao Instagram

Portanto, não tenha dúvida de que a Internet é um ambiente promissor para sua marca. O que está esperando?


  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Conteúdo inédito
  • ambiente digital
  • diferença entre marketing e venda
  • Marketing Convencional
  • atrair seu público-alvo
VOLTAR