O Marketing e as Redes Sociais

30/08/2017 10:39:23


Nos últimos anos a internet se tornou um precioso e importante canal de comunicação entre pessoas e de uso comercial voltado para produtos e serviços. Devido a facilidade de acesso à tecnologia, a popularização da mesma e de cada vez mais nosso círculo de amizade e familiares aderirem e utilizarem essas redes de comunicação, as marcas e empresas estão buscando se posicionar diante da internet e das redes sociais no intuito de agregar um novo nicho de divulgação e alcançar mais pessoas no intuito de conseguirem clientes, através de mensagens publicitarias e também das lojas virtuais (e-commerce).

Atualmente, as redes sociais estão presentes em 90% do nosso dia. Mas até que ponto essas redes podem ser fundamentais para o processo de pulverização de uma marca ou produto?

Por esse motivo o Marketing Digital tem sido cada vez mais utilizado com maior frequência no meio empresarial, porem um grande problema é que a maioria das marcas e empresas não sabem utiliza-la de forma correta. Quando uma estratégia de marketing é feita sem um planejamento bem pensado, sem fundamento, a empresa perde não só o dinheiro que foi investido e sim também o que deixou de conseguir se aquela mesma estratégia estivesse dado certo! Frustrante isso, não é? Faturamentos e vendas vão tudo por água a baixo.

Na internet, devido ao raio de abrangência ser muito vasto, o impacto que pode ser positivo ou negativo, pode ser ainda maior. 

Quando você cria uma estratégia ou campanha em que seus clientes ou até mesmo quem não são o seu público alvo interpretam de forma errada, as chances do seu negócio ter um reflexo negativo são altas e com isso você corre um risco ainda maior de fechar as portas do seu sonho, no caso seu negócio!

Um outro problema do Marketing Digital, é que ele ainda é mal interpretado pela maioria das pessoas. Para muitos Marketing é o mesmo que publicidade. E na verdade não é! 

A Publicidade é tornar algo público, através de comunicação em massa e de outros tipos de divulgação.

O Marketing são as estratégias utilizadas para alcançar o nosso público alvo. É uma estratégia comercial. Neste caso, uma empresa pode muito bem fazer Marketing sem fazer Publicidade.

Segundo Jack Welch, a maior responsabilidade social de uma empresa é gerar lucros. Sem lucros uma empresa deixa de crescer e precisará demitir funcionários ao invés de contratar.

O objetivo do Marketing é desenvolver estratégias que façam a empresa gerar lucros. Isso garante a saúde da empresa. Para que isso aconteça é preciso aprender como fazer uma estratégia adequada.

Vale salientar também que no Marketing digital as mídias são diferentes e o poder passou da mão da empresa e da mídia para os consumidores. Hoje os seus clientes e usuários podem se comunicar e eles têm o poder de tornar a sua empresa um sucesso ou um fracasso.

Hoje, nos vemos num ambiente globalizado, em que tudo e todo o momento são marcados através de uma selfie ou uma postagem. Todos estão nas redes sociais e por este motivo as marcas e empresas tendem a mostrar a sua prateleira nesse ambiente, pela facilidade de se tornar viral e consequentemente obter mais vendas, o que te trará um retorno à curtíssimo prazo. 

Um retorno não só financeiro, mas também um reconhecimento da sua empresa, pessoa ou marca.

O Marketing Digital não veio para substituir o marketing convencional, assim como a internet não veio para substituir a TV, elas são mídias complementares. Isso facilitou o pequeno, médio e grande empresário. Para as pequenas empresas que antes não tinham como investir em mídias de massa, agora podem utilizar a internet como aliada na divulgação do seu produto. 

O Marketing digital é democrático. Hoje qualquer um pode utilizar essas estratégias em seus negócios.


  • Marketing Digital
  • Redes Sociais
  • comunicação
  • e-commerce
  • tecnologia
VOLTAR